Air Buster apareceu primeiro nos arcades e poucos meses depois foi portado para dentro de casa, com versões para PC Engine e Mega Drive japonês, ambos com o nome de Aero Blasters. Shmup de scroll lateral, Air Buster não é exatamente uma obra prima, mas também não é de se jogar fora e veio marcar presença neste especial. Se formos mensurar a qualidade do título, poderíamos colocá-lo exatamente na média. Vamos então reviver ou conhecer um pouco mais do game?
Air Buster pode não ser o melhor título do gênero a dar as caras no Mega e, diferente de alguns que já passaram por aqui, também não é desconhecido, sendo provável que você caro(a) amigo(a) retro-aventureiro(a) já o tenha jogado, visto ou ouvido falar dele. E se você já tentou jogá-lo e não achou a brincadeira fácil, não estranhe, pois eu e um monte de gente também pensa assim. Por se tratar de um port de arcade, é natural que a dose de dificuldade tenha vindo maior que o esperado, fazendo-nos reféns de muitas telas de Game-Over. O fato é que Air Buster estava o tempo todo na lista de shmups elaborada pelo Retroplayers para este especial e, apesar de não ser um game extremamente atraente como alguns grandes clássicos da artilharia espacial já citados (e outros que ainda estão por vir), não poderíamos deixá-lo de fora.
Típico de games de arcades, uma “historinha” curta: no ano 2021, a Terra começou a ser atacada pela bandidagem mal intencionada (provavelmente terráquea mesmo) e, adivinhe quem terá de fazer o trabalho sujo para impedi-los. Sim, você e mais um(a) amigo(a), já que em Air Buster, a tarefa pode ser executada por duas pessoas simultaneamente, cada um controlando a sua própria “navinha“. Aproveite e chame seu/sua namorado(a) ou a sogra pra jogar contigo, já que multiplayer simultâneo em shmups de Mega Drive são raros.
Como dito, a dificuldade em Air Buster é um dos itens que chama a atenção. São apenas 6 fases, mas todas dão um belo trabalho. Tudo bem que no passado eu não tinha tanta habilidade com o título (hoje nem tanto)… Seria a idade? Enfim, em alguns momentos, inimigos malucos surgem por trás de sua nave sem pedir licença, daquele jeito que faz a gente soltar algumas palavrinhas bonitas de desabafo. Alguns chefes de fase parecem não sentir o ataque dos tiros mais simples, portanto, trate de permanecer ileso o máximo que conseguir. Para piorar mais um pouquinho a sua peleja, qualquer tiro, por mais simples que seja, irá derrubar seu caça, sem chance alguma para você, e perder uma vida em Air Buster significa perder qualquer power up adquirido. Se isso acontecer nas batalhas mais difíceis, não sinta-se envergonhado em começar de novo, é comum pedir ajuda aos continues. Obviamente, qualquer jogador macho ou “macha” que se dedicar ao título por algum tempo, será capaz de contar uma história diferente da minha mas, fique avisado, ok?
Este não é um game tão excitante como alguns que já passaram aqui pelo Retroplayers. Air Buster possui bons gráficos que utilizam muito bem a paleta de cores do console, e tem um som parecido ao que ouvimos no excelente Thunder Force III. Já a jogabilidade possui algumas características com as quais o jogador precisa se acostumar para não se frustrar. Como de praxe, os power-ups existem e são um total de oito, e dentre eles, estão os velhos conhecidos canhões adicionais, mísseis teleguiados e escudos temporários. Difícil é permanecer com eles.
O game utiliza apenas dois botões durante as batalhas. Um deles obviamente é para atirar e o outro, quando pressionado por um tempo, carrega um flash especial que destrói todos os projéteis e inimigos mais fracos que estiverem passeando pela tela. Durante o carregamento deste, o tiro convencional não pode ser acionado, algo que dura em torno de 4 segundos. Após executar este especial, é necessário aguardar um tempo até que o mesmo esteja novamente disponível. Coletar o power-up preferido é um tanto bagunçado e exige agilidade do jogador, pois eles se espalham e desaparecem rapidamente da tale. Cabe a você treinar os movimentos para alcançá-los com precisão.
Uma das coisas que pode incomodar durante as batalhas e que normalmente não ocorre em games do gênero, é o fato de seu caça ficar sem poder atirar por um pequeno instante, fato que acontece logo que você perde uma vida, ao passo que a nave se desloca automaticamente para o centro da tela sempre que isso acontece. Esse é o momento em que, normalmente a gente aproveitaria a imunidade temporária da “navinha” para distribuir umas boas rajadas na fuça dos inimigos, mas aqui isso não existe! Particularmente, considero uma falha, ainda que proposital por parte dos programadores. Além disso, a movimentação do caça durante o recuo é um pouco mais lenta que ao avançar. Podem ser só detalhes, mas foi o que em minha opinião estragou um pouco a diversão.
Um game simples, fato. Não há muita coisa a ser dito do título. Um de seus destaques fica por conta do multiplayer simultâneo que torna a jogatina mais divertida. De qualquer forma, Air Buster poderia causar uma melhor impressão, e por pequenos detalhes a melhorar. Ainda assim, pode trazer boas lembranças de como eram feitos alguns shmups da época. Se você não o jogou, experimente, pois com certeza Air Buster não é o pior game de navinha do Mega que você poderia encontrar, mas que fique avisado: ficar sem power-up neste game acaba deixando o jogador irritado, pois fica muito fácil perder vidas. Sendo assim, treine bastante antes de sair dizendo por aí que você é o cara que manja muito de shmups, ok? Este certamente vai lhe exigir paciência.
Como sempre, galera retroaventureira, obrigado por sua leitura. Ficaremos gratos se dividir suas experiências conosco. Comentem!
O Jeff é veterano que começou a jogar games com um Bit System. Ele ama jogos 2D. Criterioso e saudosista, adora os jogos de Nintendinho. Atualmente sua plataforma principal é um PCgamer, Mas jogar é com ele, não importa se num console da Sega, Sony e assim vai!