O ano era o de 1991. O Mega Drive já com 2 aninhos de vida, corria serelepe pra cá e pra lá pela sala enquanto o mundo o olhava e dizia “mas como está crescendo rápido esse garoto!”. Sim, o 16 bits da mamãe Sega crescia rápido, ganhava pencas de jogos todos os meses, vendia bem demais e a concorrência ainda não havia chegado para mudar esse panorama. Com todo esse respaldo, o pessoal da Sega tinha então liberdade total para criar, e muitas novas franquias foram surgindo no aparelho, algumas esquecíveis, outras memoráveis. E como um jogo sobre dois E.T.s rappers desmiolados que batem sua nave contra um meteoro e caem em um planeta mais desmiolado ainda não poderia ser memorável?
Pois é, ToeJam & Earl é um jogaço que, enquanto acabava com meus dedos, ao mesmo tempo me proporcionava noites e noites em claro à base de muita coca-cola e pizza
Foi lançado para o Mega Drive em 1991, trata-se de um game de aventura e muita exploração totalmente descerebrado e nonsense, e divertido na mesma proporção. Diz a história que os dois alienígenas funkeiros do planeta Funkotron resolveram se aventurar por dentro de um cinturão de asteroides só para que um deles pudesse mostrar como pilotava bem a Funkotronic, a nava espacial super tunada da dupla. Claro que eles acabaram colidindo com um dos meteoros, e caíram em um planeta completamente maluco e cheio de gente doida. Pra piorar, a Funkotronic se despedaçou toda durante a queda, e seus pedaços se espalharam por todo o planeta.
A missão dos dois alienígenas é vasculhar as infindáveis áreas do planeta atrás dos pedaços da nave para que eles possam consertá-la e ir fazer barulho em outro lugar. Para auxiliar os alienígenas na exploração, existem uma cacetada de itens especiais e não menos malucos do que os habitantes do planeta. Eles vão desde Patins Turbinados à boias de borracha, e eles vem na forma de presentes que devem achados ou ganhados durante o jogo.
A melhor atração de Toejam & Earl é o modo para dois jogadores: simplesmente sensacional! Cada um vai pra um lado e a tela se divide, cada personagem cobre uma parte do mapa e a tarefa de achar os pedaços da nave e a saída da fase se torna mais fácil! Andem juntos e a tela ficará inteira para ambos os personagens, o que facilita muito na defesa contra os terráqueos malucos. Sem contar que dá pra ambos os personagens dividirem o total de HP somado para dar aquela salvada básica no amigo semimorto, também dá pra usar presentes que dão efeito mútuo quando ambos estão juntos, etc!
O jogo tem áreas secretas, animações sensacionais como o ALELUIA da vida extra, um monte de inimigos tão terríveis quanto cômicos como aquela caixa de correio falsa maldita que tenta te pegar quando você vai usá-la, tem o Papai Noel à jato, que foge de jatpack com seu saco cheio de presentes quando vê algum dos personagens, o Feiticeiro que é um dos únicos terráqueos amigáveis… É coisa doida que não acaba mais.
O game é extenso, são mais de 30 andares repletos de perigos onde os itens podem ser distribuídos de maneira aleatória (tudo mudo de localização a cada partida) ou fixa (sempre o mesmo jogo idêntico). Claro, jogar no modo Fixo é mais fácil, mas a diversão é mais garantida no modo Random mesmo, principalmente quando se está jogando em multiplayer. Um fator que aumenta mais ainda a diversão é jogar isso degustando uma boa cerveja: testamos aqui eu e o Senpai, ambos bêbados rindo à toa por qualquer bobeira, imaginem então o gordinho (claro que ele jogou com o Earl né) tentando atravessar um lago com o patins a jato e o negócio acaba no meio do caminho… Os tubarões vieram atrás dele enquanto a gente gritava histérico! Como é bom jogar em multiplayer… Veja bem, MULTIPLAYER, não online!! Bem, como vocês já perceberam, lagos são infestados de tubarões sim senhor, mas esse é só um dos muitos perigos que o jogador vai encontrar em Toejam & Earl, uns muito irritantes, outros nem tanto. nesse quesito, o campeão são os buracos: qualquer coisa pode te fazer cair em um buraco, e quando isso acontece,
você simplesmente cai no andar de baixo e tem que fazer novamente o caminho até o elevador! E só um detalhe: quando você cair, reze para a parte de baixo ter chão, pois é possível continuar caindo por vários andares até que o personagem atinja o chão firme… PURO ÓDIO!!!
No final das contas, Toejam & Earl não é um game muito difícil, e o jogador pega o jeito rapidinho. A jogabilidade é super simples, e o numero assombroso de possibilidades deixa a aventura tão divertida que a dificuldade acaba sendo muito mais prazerosa que frustrante. É um game recomendadíssimo, um verdadeiro clássico do console de 16bits da Sega, e um dos games mais originais e divertidos daquela geração. O final do jogo é um dos mais bem bolados que já eu já vi, daqueles que realmente faz valer o esforço do jogador (ou a bebedeira), então caro amigo, caso ainda não tenha jogado essa pérola, não se sinta intimidado pelo tempo que já se passou desde o lançamento do game: vá com fé, é diversão garantida!

O slogan do antigo RetroPlayers ainda vale pra mim: “também to morto mas tô aí!”
E muito bem acompanhado =)